Saiba como o Consumidor Omni Channel atrai conversão para o seu negócio

Consumidor Omnichannnel
Hoje em dia com o avanço da informação, e a sua disseminação através da internet, o consumidor busca seus produtos e serviços, antes de efetuar a compra, essa busca é feita através de diversos canais. A empresa que realmente se importa com o seu negócio precisa conhecer esse novo tipo de consumidor chamado de Omni Channel.

O consumidor Omni Channel, nada mais é que um cliente que possui acesso a vários tipos de comunicação diferentes, seja através da web, em sites, vídeos, lojas físicas, etc, e busca usar todos estes tipos de comunicação com a empresa.

O consumidor Omni Channel pode ter contato com os produtos da empresa tanto de forma tradicional, ou pela internet, e pode tanto decidir pela compra pelo canal que conheceu o produto, ou decidir comprar via web, ou na loja física (vice-versa).

Assim a empresa deve se atentar que cada vez mais seus consumidores são multi canais, ou seja, tem acesso tanto aos produtos da empresa pelos canais já usados há anos, como pelos canais novos, que são geralmente pela internet, como mídias sociais, blogs, vídeos na web, etc.

Esses consumidores buscam ter contato com os produtos de determinada empresa, e querem que a comunicação seja online ou offline, tenham a mesma mensagem, ou seja, sejam iguais em todos os canais de comunicação dessa empresa.

A atenção das empresas a esse novo tipo de consumidor se faz necessária pois esse tipo de consumidor só tende a crescer, e ele anseia que em todos os canais estabelecidos com a empresa ele encontre uma mesma forma de comunicação, interação e possibilidade de compra.

O conceito Omini Chanel na verdade surge para integrar todos os multi canais de comunicação de uma empresa, a fim de facilitar, deixar mais dinâmica e coesa a informação passada ao consumidor.

A importância do foco no consumidor

Fazer a integração das áreas de um negócio, facilita muito a vida dos consumidores.

O conceito do Omini Channel põe o consumidor com o foco central, com isso todos os canais de vendas da empresa devem estar integrados, criando assim uma boa imagem perante seus clientes, que terão um acesso facilitado ao qualquer que seja o canal de comunicação com a empresa, quer seja pelas mídias online da marca como sites, redes sociais, etc, ou de forma física através de seus stands, lojas, quiosques, e de outros pontos de vendas.

Com isso a empresa conhece de forma muita mais eficaz, e ampla quais são as preferências e também o comportamento dos consumidores de seu negócio.

Um bom exemplo de como funciona o Omini Channel, é o fato de determinado consumidor efetuar uma compra por meio da loja virtual da empresa, e caso não goste do produto, ou quiser trocar por outro, ou ainda tiver ocorrido algum problema ou avaria com sua compra, esse consumidor tem a opção de ir até uma loja física da mesma empresa e fazer a troca, isso é um claro exemplo da integração dos canais de venda de uma empresa. Com certeza as empresas que passam a trabalhar seu negócio dessa forma ganham a atenção, interesse, compra e fidelização de seus clientes.

A empresa ganha muito mais eficiência em todo o processo de vendas, e também no pós-venda, pois fez um bom e coeso relacionamento em todos os seus canais de vendas com o seu consumidor.

A padronização dos processos por todos os canais de venda de uma empresa são a chave do sucesso, pois independente do canal que o consumidor faça o seu contato será atendido conforme as suas expectativas, e informações já obtidas desses consumidores em contatos anteriores com a empresa, ou seja, a empresa padroniza os processos para cada cliente em todos os seus canais.

Fazer o alinhamento desse conceito exige da empresa que todas as informações, plataforma, e sistemas, estejam unificados, para que seja feito o correto gerenciamento de todos os canais.

Dessa forma a empresa tem muito mais controle sobre suas vendas, e pode ter um atendimento muito mais personalizado para cada tipo de consumidor de sua marca, com isso também pode induzir seus consumidores a adquirem produtos que tenham a ver com o seu perfil, e ainda sugerir de forma mais persuasiva e direta seus produtos.

Tratar o consumidor da marca de forma única, em todos os canais pode transformar clientes em verdadeiros fãs da empresa, com isso a empresa tem clientes fiéis, e que confiam na empresa por muito mais tempo, gerando um relacionamento de confiança, e credibilidade entre ambos.

Os pilares do Omni Channel

  • Marca: O consumidor quer ter uma boa experiência de compra, independente de qual se já o canal de vendas utilizado por ele, caso ele tenha uma má experiência ele não credita isso ao fato do canal, e sim atribui a marca o mal atendimento recebido, por isso a importância de todos os canais estarem integrados.
  • Preço: Valores muito divergentes de um mesmo produto em canais distintos oferecido pela mesma empresa podem causar questionamentos, desconfiança e desapontamento do consumidor. Com integração isso não ocorre, pois os valores mesmo que um pouco diferentes não possuem uma divergência grande no preço.
  • Produto: O consumidor atual gosta de ter a experiência da compra, muitas vezes vai até a loja física para testar o produto que deseja comprar, e caso goste pode usar a loja virtual para efetuar a sua compra, ou vice-versa.O mais importante é que respeitando as características de cada canal, o consumidor encontre independente do canal de venda, produtos iguais em todos os canais da marca.
  • Linguagem: Todos os canais da empresa devem dizer a mesma informação, e da mesma forma, isso passa credibilidade, e confiança para o consumidor.Diferentes tipos de linguagem que podem ser usado pela mesma empresa em seus canais, pode de certa forma confundir, e deixar o consumidor inseguro perante a marca.
  • Conversão: O cliente sempre efetua a compra no canal que é mais conveniente para cada momento, dessa forma uma ação da empresa na internet pode converter em vendas na sua loja física, e vice-versa, além de poder converter vendas para o canal usado nessa ação.

O ideal é a empresa verificar quais são as melhores estratégias do Omni Channel, que podem ser implementadas em seu negócio, conforme seu interesse e possibilidade.

A meta é sempre estar a disponível de forma linear, e total para atender ao cliente da marca, porém tudo deve ser feito de forma pensada, e correta.

Essas empresas podem ter parceiros na área do Marketing, e de outras áreas a fim de oferecer ajuda especializada na implementação desses processos.

E a sua empresa pensa em implementar Omni Channel?

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