O que é Smarketing e qual a sua importância dentro do Marketing Digital.

Smarketing é a junção de duas palavras S = Sales e Marketing. É uma forma de atribuir a duas áreas empresariais muito prósperas um ar de união. O que acontece na verdade é que as duas áreas são afins, mas em geral sempre ocorrem algumas divergências de ideais.

Ora o setor de marketing não está fazendo seu trabalho corretamente mandando leads que nunca vão converter, ora são os funcionários do setor de vendas que não sabem aproveitar as oportunidades enviadas pelo marketing.

E quando a coisa é métricas… nem se fala! Todo mundo quer sair na frente para chegar ao topo e mostrar o seu valor.

Na realidade, as duas áreas são importantes para a empresa e devem tentar conviver com suas diferenças de forma mais alinhada.
O setor de marketing é responsável pela integração das políticas de marketing e estratégias. O setor de vendas é responsável pelos números, pela concretização, pelo contato com o cliente de forma direta.
O que é o Smarketing é a pergunta que todos estes profissionais deveriam se fazer para poderem trabalhar mais e melhor e em harmonia.

Por que Smarketing?

Uma empresa tem o cliente como foco de sua batalha diária. Este cliente simboliza para a empresa muito mais do que se imagina. E são exatamente duas áreas como vendas e marketing que devem priorizá-los cada vez mais.

Os objetivos de Smarketing são exatamente estes: traçar metas em comum entre vendas e marketing e reavalia-las todo mês para ver se são eficazes.

Smarketing = alinhamento

87% de termos usados entre vendas e marketconcepção de negocioing são negativos o que nos faz pensar que uma mudança drástica de valores é necessária. Com o Smarketing nós vamos ter duas frentes em um mesmo time.

Segundo HubSpot, quando vendas e marketing estão alinhados são iguais a 20% de crescimento de receita anual.

Com a comunicação integrada de marketing visa-se um só objetivo e trabalha-se por ele em grupo. Existem alguns tipos de alinhamento que podem ser utilizados:

  • Alinhamento pelos objetivos;
  • Alinhamento sobre as personas;
  • Alinhamento de metas.

O que propõe o Smarketing?

Que façamos uso de nossas especialidades para converter em objetivos realizados. Falar a mesma língua, manter um relatório de closed-loop – informações trocadas sobre leads -, implementar o SLA – Acordo de nível de serviço -, manter uma comunicação mais aberta e sensata e focar nos dados informativos.

“ Tudo termina na receita. ”
HubSpot

Comunicação Integrada

Segundo Philip Kotler a comunicação integrada abrange as funções estratégica de cada atividade, bem como sua integração de forma contínua e com permanência. Todos os canais de comunicação devem estar alinhados para passarem uma mesma mensagem para o público.

Para a comunicação integrada marketing e vendas assim como outras áreas da empresa devem caminhar juntas.

 

O Smarketing é uma opção muito valiosa quando se trata de relacionamento entre setores das empresas que possuem divergência. Com a aplicação do Smarketing a empresa começa e termina ganhando, pois, a união dos dois times simbolizará mais ROI e também mais clientes adeptos.
É também possível integrar a comunicação para melhorar ainda mais o relacionamento entre os dois setores visando a harmonia e o alinhamento entre eles.

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